Páscoa

 

 A Páscoa este ano (2021) celebra-se a 4 Abril, por consequente o Dia de Ramos é no dia 28 Março, neste artigo falamos um pouco sobre o significado da Páscoa, porque se celebra e as datas.

 

A Páscoa é uma celebração da tradição do cristianismo e relembra-nos os últimos atos da vida de Jesus Cristo. Essa festa surgiu sob influência de uma celebração judaica, chamada Pessach, que acontece, aproximadamente, no mesmo período. A Páscoa ocorre como lembrança da prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 

 É a celebração mais importante do calendário religioso do cristianismo e é um período aguardado com muita expectativa pelos fiéis. A data da Páscoa é móvel, e seus critérios de definição foram estabelecidos pela Igreja Católica no século IV d.C.





 


 

 

 

 

 

 

 

 

Quando começou a comemoração da Páscoa?

 



A Páscoa cristã é um evento religioso que surgiu com base na ressignificação de uma festa realizada pelos judeus na Antiguidade (e celebrada até hoje). Trata-se da Pessach, celebração judaica que significa “passagem” e é vulgarmente conhecida como “páscoa judaica”. Essa festa acontece em obediência a uma ordem de Javé e relembra aos judeus a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

 


 

Na narrativa bíblica (“Exôdo”, capítulo 12), a Páscoa foi instituída como uma ordem de Javé antes da passagem do anjo da morte pelo Egito. Essa foi a décima praga egípsia, e, após a passagem do anjo da morte e da morte dos primogênitos naquele lugar, os hebreus foram libertos da escravidão. Essa tradição consolidou-se entre os judeus e existe até hoje.


 



Com o surgimento do cristianismo, os fiéis adeptos dessa religião deram novo sentido à celebração em homenagem ao sacrifício de Jesus. Assim, os judeus celebram a libertação da escravidão do Egito, e os cristãos, a crucificação e ressurreição de Jesus, eventos chamados pelos últimos como Paixão de Cristo.

 


 

Qual o significado da Páscoa?


 A Páscoa é a celebração religiosa mais importante do cristianismo, pois trata de um feito muito importante na crença cristã: a ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição é entendida como uma manifestação da divindade de Jesus, uma vez que só ele, enquanto Filho de Deus, pôde realizar tal feito.


 

Além disso, os cristãos acreditam que esse acontecimento consolidou o propósito de Deus de salvar os humanos. Para redimi-los dos seus pecados, Ele enviou seu próprio filho para que pudesse sacrificar-se no lugar da humanidade. Isso porque, na concepção cristã, aquele que peca, peca contra Deus, e a consequência de seu pecado é a morte. Assim, para redimir o erro dos homens, era necessário que alguém sofresse, e esse alguém foi Jesus de Nazaré.


 

Outra concepção importante do cristianismo é a crença de que os homens serão ressuscitados durante o retorno de Jesus à Terra. Isso pode ser percebido na fala de Paulo, o apóstolo: “Porém, cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim” (I Coríntios 15: 23-24).

 


 

Preparação para a Páscoa

 



Como a Páscoa é a data religiosa mais importante do calendário cristão, sua chegada é aguardada com muita expectativa, e a existência da quaresma e da tradição da Semana Santa é demonstração disso. A quaresma é um período de 40 dias criado pela Igreja Católica durante a Idade Média. Esse momento é marcado por práticas de penitência, evidenciando uma procura por santificação à medida que a Páscoa aproxima-se.

A Semana Santa, por sua vez, é uma tradição que relembra os últimos passos de Cristo antes de sua prisão, condenação e crucificação. Inicia-se no Domingo de Ramos, o momento que Jesus retornou à cidade de Jerusalém e foi recebido pela população da cidade como rei. Nesse dia, os ramos significam a “vitória da vida sobre a morte e o pecado”|1|.

 


 

Na Quinta-Feira Santa é relembrada a Última Ceia, momento em que Jesus reuniu-se com seus discípulos para celebrar uma refeição. Nesse momento, Jesus instituiu a Eucaristia, sacramento extremamente importante do cristianismo, e anunciou os acontecimentos dos próximos dias, falando da traição que ele sofreria.



 

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso, e, no dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi crucificado e morreu. O Sábado de Aleluia é o momento que o corpo de Cristo estava no Santo Sepulcro e é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, quando Ele ressuscitou.

 





Data da Páscoa

Na Antiguidade, os cristãos celebravam a Páscoa no mesmo dia em que os judeus celebravam a Pessach. A partir do Concílio de Niceia, em 325, as autoridades da Igreja Católica discutiram e instituíram critérios para delimitar a data de celebração da Páscoa. Essa não possui data fixa, portanto, é uma festa com data móvel, que acontece em dias diferentes todos os anos.





 

Os critérios escolhidos são: a Páscoa acontece no primeiro domingo após a lua cheia que aparece logo após o equinócio de primavera. Esses critérios levam em consideração o Hemisfério Norte, pois, no Hemisfério Sul, ela acontece durante o equinócio de outono.

 

Artigo retirado de (https://mundoeducacao.uol.com.br/pascoa)

 





 

No momento tão difícil que atravessamos, a Páscoa será celebrada de forma diferente. 

Este ano, tal como em 2020 teremos uma Páscoa diferente. Uma Páscoa diferente para os cristãos, impedidos de se reunirem e assinalarem os dias mais importantes do calendário litúrgico, culminando com a ressurreição de Cristo, mas celebrando ainda assim, em recolhimento, esse momento central na fé. Para os não crentes, esta Páscoa será mais solitária, pois será despida da reunião familiar. 





 

 Para ajudar todos os nossos clientes e amigos, estamos a criar presentes originais e únicos que podemos enviar diretamente para os padrinhos ou avós, tornando assim este momento de isolamente mais confortável e animado.





Apesar de todas as limitações desejamos uma Santa Páscoa.

 

Conhece todos os nossos trabalhos e preços no link abaixo:

https://loja.miminhosritacatita.com/categoria-produto/pascoa-2021/

 

PH: Andrea Salomé Fotografia ( intagram: @instantesparasempre) 

Conceito, Styling e Design: Regina Martins to Wendy Creating Moments 

Decoração e Design Floral: Bloom Creative https://www.bloomcreative.pt/

Bonequinhos de Pano: Necor.arts

Produção Gráfica: Miminhos Rita Catita 

Vestido Ema: Pingo de Gente 

Modelo: Bruna Martins - Allure Model Management

 


 

Comentários

Mensagens populares